Avaliação psicológica de condutores | GoldenAura – Psicologia

truck cockpit

Avaliação Psicológica de Condutores

Faça Download do nosso Flyer!

No âmbito da Psicologia do Tráfego, a avaliação psicológica aos condutores é fundamental para o conhecimento do perfil individual de cada condutor, permite a avaliação do funcionamento psíquico e a análise das suas aptidões psicofísicas quer a nível preventivo (para selecção de futuros condutores, particulares ou profissionais), quer ao nível do acompanhamento e reabilitação de condutores infractores, assim como, ao nível de estudo e análise de situações das quais resultam um acidente de viação (determinação do factor humano implicado no acidente).

O Dec-Lei 138/2012 de 05 de Julho, que aprova o Regulamento da Habilitação Legal para Conduzir (RHLC), prevê a obrigatoriedade da realização de uma Avaliação Psicológica aos condutores ou candidatos a licença de condução para alguns grupos de veículos, nomeadamente para o Grupo 2, que inclui veículos das categorias C, C+E, D, D+E, bem como os condutores das categorias B e B+E que exerçam a condução de ambulâncias, veículos de bombeiros, de transporte de doentes, transporte escolar e de automóveis ligeiros de passageiros de aluguer.

Destinada aos condutores, o processo de Avaliação Psicológica tem uma duração variável, não excede as duas horas, tendo como tempo médio os noventa minutos. Este processo inicia-se com a recolha dos dados referentes ao examinado, através da entrevista clínica. Segue-se a avaliação psicológica propriamente dita com a aplicação de instrumentos de avaliação psicológica que permitem recolher informação relativa ao funcionamento psíquico (análise cognitiva e de personalidade) e avaliar as suas aptidões psicofísicas implicados na tarefa da condução (acuidade visual, auditiva e destreza motora).

A partir desta análise, obtêm-se informações valiosas sobre as aptidões gerais do examinado (aptidões perceptivas, cognitivas e motoras) mas também informações relativas ao seu funcionamento interno (personalidade, motivações, atitudes e representações).

Para tal, utilizamos a BAPCON 37 que é um equipamento universal de psicometria computorizada. A BAPCON 37 é o único sistema completo de avaliação psicológica de concepção e produção portuguesas. Esta bateria tem como objectivo principal a avaliação psicológica de condutores e destina-se a ser utilizada pelos Gabinetes de Psicologia. Todas as provas cumprem as definições operacionais definidas pelo IMT de acordo com o novo Regulamento da Habilitação Legal para Conduzir (RHLC), anexo ao Decreto-Lei nº 37/2014. Todas as provas são administradas via computador, consola e estabilímetro, são de aplicação individual e cumprem os requisitos definidos no RHLC.

A utilização da bateria de testes psicológicos informatizados para o tráfego, é reconhecida pelo IMTT e pelos órgãos da Administração Regional de Saúde, em conformidade com o Regulamento de Habilitação Legal para Conduzir.

Realizamos exames aos seguintes condutores:

  • Categoria “B” (ligeiros) – através de Junta Médica
  • Categoria “C” (pesados de mercadorias)
  • Categoria “D” (pesados de passageiros)
  • Equivalência de Carta de condução estrangeira (extra Comunidade Europeia)
  • Condutores de Veículos Pesados de Mercadorias Perigosas (ADR);
  • Motorista de Táxi (obtenção/  renovação do CAP – Certificado de Aptidão Profissional);
  • Condutores de transporte coletivo de crianças (D1);
  • Condutores de Veículos Prioritários / Transporte de doentes;
  • Instrutores e Examinadores de Condução Automóvel;